sexta-feira, 30 de abril de 2010

O Espírito Santo em nós: Deus presente, capacitador e impulsionador da missão


O Espírito Santo: Nosso Deus, nosso capacitador, nosso guia presente e real.



Reunião de servos do Espírito: Gratidão a Deus, alinhamento de propósitos e comunhão.


Data: 02/04/2010 – campo limpo de Goiás.



O Espírito Santo é a maior dádiva de Deus aos discípulos de Jesus. Nós nunca podemos abrir mão de buscarmos e pedirmos pelo enchimento do Espírito. Como comunidade de discípulos de Jesus no mundo, nós necessitamos do Espírito como consolador e guia, mas também como o mobilizador para a missão enquanto somos peregrinos [estamos de passagem], estrangeiros [não somos deste mundo] e embaixadores [estamos em missão representando Jesus]. Senão veja:



Somos uma comunidade de discípulos que nasceram e são direcionadas pelo Espírito Santo.


Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito. O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito” (Jo 3.5-8).



Somos uma comunidade de discípulos que pelo Espírito fazem as maiores e melhores declarações desta terra: Eu tenho um Pai [Aba: papai] e Jesus é o Senhor.


Gálatas 4:6 “E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!


1 Coríntios 12:3 “Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema, Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus!, senão pelo Espírito Santo.



Somos uma comunidade de discípulos que andam e são guiadas pelo Espírito dando evidências que são filhos de Deus peregrinos [daqui não somos e não temos residência fixa] e embaixadores [representamos nosso Senhor] enquanto aqui estivermos.


Gálatas 5:25 “Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.” Romanos 8:14 “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.”



Somos uma comunidade de discípulos que pedem o que há de mais precioso nesta terra – O Espírito Santo porque tendo-o terão todas as dádivas e direção de Deus.


Lucas 11:13 “Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais o Pai celestial dará o Espírito Santo àqueles que lho pedirem?



Somos uma comunidade de discípulos que devem ser cheias do Espírito Santo.


Efésios 5:18 “E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”. “Enchei-vos” está no presente, no plural, no imperativo, no passivo, é mensagem para fraco e para forte.



Somos uma comunidade de discípulos que se aperfeiçoam no Espírito, não na carne ou nas obras e por isso, não satisfazem os desejos da carne.


Gálatas 3:3 “Sois assim insensatos que, tendo começado no Espírito, estejais, agora, vos aperfeiçoando na carne?


Gálatas 5:16 “Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.”




Somos uma comunidade de discípulos que por serem cheias do Espírito testemunham Seu Senhor em seu viver de forma ampla e ilimitada.


Atos 1:8 “mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra.



Somos uma comunidade de discípulos que foram presenteadas com dons do Espírito para edificar ou abençoar outros.


1 Coríntios 12:7 “A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso”. 1 Coríntios 14:12 “Assim, também vós, visto que desejais dons espirituais, procurai progredir, para a edificação da igreja”.



Somos uma comunidade de discípulos que por tem o Espírito de forma mais abundante que os crentes do Antigo Testamento, vivem num tempo glorioso, portanto devemos ser mais abundante em frutos. 2 Cor 3.6-8: "o qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata, mas o espírito vivifica. E, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de glória, a ponto de os filhos de Israel não poderem fitar a face de MOisés, por causa da glória do seu rosto, ainda que desvanecente, como não será de maior glória o ministério do Espírito!"

Somos uma comunidade de discípulos que evidenciam nos pensamentos, ações e intenções serem cheias do Espírito, isso pelos frutos que produzem.


Gl 5.22 e 23 “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, 23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei”.



A comunidade de discípulos de Jesus foi dado o Espírito para que por Ele e Nele: nasceram e são direcionadas; fazem as maiores e melhores declarações: Eu tenho um Pai [Aba] e Jesus é o Senhor; andam e são guiadas dando evidências que são filhos de Deus, peregrinos [daqui não somos e não temos residência fixa] e embaixadores [representamos nosso Senhor] enquanto aqui estamos; pedem a Deus o que há de mais precioso nesta terra: o próprio Espírito Santo e tendo-o tem todas as dádivas e direção de Deus; devem ser diariamente cheias; se aperfeiçoam nEle, não na carne ou nas obras e por isso, não satisfazem os desejos da carne; testemunham Seu Senhor em seu viver de forma ampla e ilimitada; foram presenteadas com dons para edificar outros abençoando-os; tem-no de forma mais abundante que os crentes do Antigo Testamento, vivem num tempo glorioso, portanto devemos ser mais abundante em frutos; evidenciam nos pensamentos, ações e intenções serem cheias do Espírito.



Por isso:


Nós existimos para deleitar em Deus e difundir Sua supremacia em todas as coisas, para alegria de todos os povos, através de Jesus Cristo e no poder do Espírito Santo.



Oração: Deus Pai todo-poderoso e amor, Jesus Cristo nosso salvador e Espírito Santo presente em nós. Exaltado sejas oh Deus santo e soberano. Encha-nos de ti mesmo, de forma que nossa motivação, pensamentos e ações reflitam Sua beleza e santidade. Dá-nos, como comunidade de Discípulos de Jesus sermos moldados a semelhança do Filho. Impulsiona-nos a missão. Trabalha em nós de tal forma que nos deleitemos nos mandamentos do Senhor e o glorificamos na medida que trilhamos nossa jornada como peregrinos e embaixadores. Em Cristo e no poder do Espírito Amém.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Vivendo a vida ou existindo na existência?

A maioria de nós pensa que todas as pessoas estão vivendo. Por que falamos que as pessoas estão vivendo, mesmo que não estejam? A questão é que entendemos errado o que é viver e o que é existir. Viver é mais que existir. Viver é experimentar a essência e o brilho no que somos, temos e de onde viemos. Existir e vegetar, ter vida como as plantas e animais as tem.
Existir é ter bios [palavra grega que descreve a vida das plantas, animais e do ser humano], viver é ter zoé [palavra grega que exprime a vida geradora de todas as vidas. Deus, Jesus e o Espírito tem e concedem Zoé aqueles que neles crêem]. Bios é vida biológica, Zoé é vida de Deus. Vida que transborda. Vida que reparte, vida que não se contém, mas se distribui. Zoé é a vida que ultrapassa, envolve e dá sentido a Bios. Todos têm bios, mas poucos têm Zoé. Bios sem Zoé é vegetar, zoé sobre o Bios é vida que transcende o material e palpável, caminha pelo sobrenatural e invisível aos olhos, mas real e saciador a alma. Zoé não se limita aos anos e décadas da existência, mas se estende a eternidade.
A Bios humana difere da bios dos animais. Também não se limita a esta terra, mas estende-se a eternidade. A diferença é que depois da existência, ela, a bios/existência, terá a ausência dos reflexos do Zoé, que teve enquanto nesta terra, mesmo que não experimentando a medida do Zoé/vida dada aqueles que amaram a Deus. Tais reflexos do Zoé na vida dos existentes são: graça comum [que já é muito especial], amor, alegria, prazer na beleza e delicias da criação, entre outras.
Se experimentamos e mantemos conectados a fonte do Zoé até a bios parecerá Zoé. Ela será reanimada, verdadeiramente viva e transbordante. Se mantermos longe do Zoé, a bios reclamará e buscará alimentar-se em qualquer fossa que encontrar. Viva a vida, isto é diferente de existir na existência.

Heliel Carvalho, 12/04/10