quarta-feira, 18 de novembro de 2009

As recompensas do discipulado

Uma vida totalmente entregue a Jesus tem sua própria e profunda recompensa. Existe uma alegria e um prazer em seguir a Cristo que é vida em seus sentido mais verdadeiro.
O salvador disse por diversas vezes: “quem acha a sua vida a perderá, e quem perde a sua vida por minha causa a encontrará”. De fato, esta frase de Jesus é encontrada nos quatro evangelhos com mais freqüência do que praticamente qualquer outra coisa que ele tenha dito (Cf. Mt 10.39; 16.25; Mc 8.35; Lc 9.24; 17.33; Jo 12.25). Por que isso foi repetido tantas vezes? Não seria porque esta frase estabelece um dos princípios mais fundamentais da vida cristã, a saber, que a vida guardada a si mesmo é vida perdida, enquanto vida derramada para o Senhor é vida encontrada, salva, alegre e mantida pela eternidade?
Ser um cristão irresoluto só pode garantir uma existência miserável. Ser totalmente do Senhor é a maneira mais certa de desfrutar o melhor que ele tem para nós.
Ser um discípulo verdadeiro é ser escravo de Jesus Cristo e considerar que o trabalho dele é a perfeita liberdade. Existe liberdade nos passos de todo aquele que pode dizer “amo o meu senhor... e não quero sair livre” (Êx 21.5).
O discípulo não está preso por assuntos mesquinhos nem por coisas passageiras. Está preocupado com assuntos eternos e, como Hudson Taylor, desfruta do luxo de ter poucas coisas das quais cuidar.
Ele pode ser desconhecido, mas, ainda assim, muito bem conhecido. Embora esteja constantemente morrendo, vive com persistência. Ele é castigado, mas não é morto. Mesmo na tristeza, se alegra. Embora ele mesmo seja pobre, torna muitos ricos. Ele mesmo não tem nada, mas possui todas as coisas (2Cor 6.9-10).
Se é possível dizer que a vida de discipulado verdadeiro é vida espiritualmente mais satisfatória deste mundo, então pode-se dizer com igual certeza que ela será a via mais recompensada nos anos por vir. “pois o Filho do home virá na glória de seu Pai, com os seus anjos, e então recompensará a cada um de acordo com o que tenha feito” (Mt 16.27).
Portanto, o homem verdadeiramente abençoado agora e na eternidade é aquele que pode dizer juntamente com Bill Borden, de Yale: “Senhor Jesus, abro mão de tudo o que diz respeito à minha vida. Coloco o Senhor no trono do meu coração. Muda-me, limpa-me e usa-me como desejares”.

Deus não deseja que o homem se perca!
Cristo Jesus do seu trono nos viu,
E em compaixão nos livros das tristezas
Com seu amor ele nos redimiu!
Perdem-se! Perdem-se! Pelos caminhos
Do mundo ingrato que os cobre de dor
Cristo deseja salvá-los da morte
Mas quem irá lhes contar desse amor?
Deus não deseja que o homem se perca!
Cristo humano conosco sofreu:
Veio buscar os perdidos e tristes,
Dar-lhes conforto e alívio do céu
Perdem-se! Perdem-se! Passa-se o tempo!
Poucos ceifeiros! E a noite já vem!
Cristo te chama, avante ao trabalho,
Almas serão teu tesouro além.
(Lucy R. Meyer)

Artigo retirado do Livro: MACDONALD, William, O discipulado verdadeiro, São Paulo: Mundo Cristão, 2009, p. 91-93.

Nenhum comentário: