sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O Duplo chamado

Capelania Institucional – Fevereiro/2011 – no 001

“Então, ele (Ananias) disse [a Paulo]: O Deus de nossos pais, de antemão, te escolheu para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires uma voz da sua própria boca, porque terás de ser sua testemunha diante de todos os homens, das coisas que tens visto e ouvido” (Atos 22.14,15).
A nossa vida é curta e passa tão rapidamente como um relâmpago. O quanto antes pudermos discernir o chamado de Deus para sermos Dele e fazer sua vontade, melhor será nossa existência. Somente assim, viveremos plenamente, ao invés de simplesmente vegetarmos.
No texto acima, vemos Deus chamando Paulo. Em primeiro lugar, para conhecer a vontade do Senhor, ver Jesus e ouvir sua voz. Conhecer, ver e ouvir está relacionado ao encontro de Paulo com o Senhor. Deus é pessoal e antes de querer o nosso serviço, quer a nós mesmos. Ele deseja ter um relacionamento profundo conosco.
Em segundo lugar, Deus chama Paulo para testemunhar o Seu amor diante dos homens. Paulo fará algo para Deus como resposta ao Seu amor por ele, Paulo. Aqueles que conhecendo o Senhor se submetem a Ele terá as demais áreas da vida encaminhada dentro da vontade do Senhor. Isso significa que Deus primeiramente nos chama para SERMOS dEle e em segundo lugar para FAZER algo com Ele, para Ele e para nossa realização.
Dessa perspectiva, torna-se urgente entender a vontade de Deus tanto no sentido de percebê-lo desejando uma proximidade maior de nossa pessoa quanto no sentido de desenvolvermos nosso trabalho como um chamado de Deus. Se assim não vivermos podemos simplesmente perder um terço de nossa existência vivendo de maneira amarga, infeliz, improdutiva e conseqüentemente sendo um instrumento complicador na vida daqueles com os quais relacionamos.
Você já ouviu Deus o chamando para ser Dele? Você tem encarado sua profissão-chamado como um meio de mostrar a beleza de Deus em seus afazeres e relacionamentos, ou seja, sendo competente e amoroso?
Capelão Rev. Heliel G. Carvalho – heliel.carvalho@unievangelica.edu.br

Nenhum comentário: