sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

O Duplo chamado

Capelania Institucional – Fevereiro/2011 – no 001

“Então, ele (Ananias) disse [a Paulo]: O Deus de nossos pais, de antemão, te escolheu para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires uma voz da sua própria boca, porque terás de ser sua testemunha diante de todos os homens, das coisas que tens visto e ouvido” (Atos 22.14,15).
A nossa vida é curta e passa tão rapidamente como um relâmpago. O quanto antes pudermos discernir o chamado de Deus para sermos Dele e fazer sua vontade, melhor será nossa existência. Somente assim, viveremos plenamente, ao invés de simplesmente vegetarmos.
No texto acima, vemos Deus chamando Paulo. Em primeiro lugar, para conhecer a vontade do Senhor, ver Jesus e ouvir sua voz. Conhecer, ver e ouvir está relacionado ao encontro de Paulo com o Senhor. Deus é pessoal e antes de querer o nosso serviço, quer a nós mesmos. Ele deseja ter um relacionamento profundo conosco.
Em segundo lugar, Deus chama Paulo para testemunhar o Seu amor diante dos homens. Paulo fará algo para Deus como resposta ao Seu amor por ele, Paulo. Aqueles que conhecendo o Senhor se submetem a Ele terá as demais áreas da vida encaminhada dentro da vontade do Senhor. Isso significa que Deus primeiramente nos chama para SERMOS dEle e em segundo lugar para FAZER algo com Ele, para Ele e para nossa realização.
Dessa perspectiva, torna-se urgente entender a vontade de Deus tanto no sentido de percebê-lo desejando uma proximidade maior de nossa pessoa quanto no sentido de desenvolvermos nosso trabalho como um chamado de Deus. Se assim não vivermos podemos simplesmente perder um terço de nossa existência vivendo de maneira amarga, infeliz, improdutiva e conseqüentemente sendo um instrumento complicador na vida daqueles com os quais relacionamos.
Você já ouviu Deus o chamando para ser Dele? Você tem encarado sua profissão-chamado como um meio de mostrar a beleza de Deus em seus afazeres e relacionamentos, ou seja, sendo competente e amoroso?
Capelão Rev. Heliel G. Carvalho – heliel.carvalho@unievangelica.edu.br

Quanto vale uma pessoa?

Capelania Institucional – Fevereiro/2011 – no 002

“Bem mais valeis vós do que muitos pardais” (Mt 10.31).
É comum falarmos e ouvirmos sobre a autoestima. Ao usarmos tal termo queremos dizer que temos um valor. Que devemos cuidar de nós mesmos. Que somos importantes.
Sem entrar no âmago da questão, no mínimo, por humildade, deveríamos entender que a melhor valoração de nós mesmos deveria ser feita por pessoas próximas e que nos amam na verdade. Pessoas que não nos bajulam e nem se aborrecem de nós.
Indo além, a melhor pessoa a nos valorar é quem nos criou - o próprio Deus. Nosso valor advém essencialmente de sermos feitos a Sua imagem e semelhança (Gn 1.26), ainda que esta esteja distorcida no ser humano devido ao pecado. Nesse quesito, não há uma pessoa que tenha a plenitude da imagem de Deus e também não há um único ser humano que não tenha nada da imagem de Deus nele. Por isso, todo ser humano tem o seu valor devido à imagem de Deus nele, ainda que distorcida.
Além disso, aquele que nos fez, nos sustêm e providenciou salvação para nós, em Jesus Cristo, por um altíssimo preço. Assim, já não trabalhamos com autoestima, mas com estima do Alto. A avaliação feita por Deus é infinitamente melhor do que a que fazemos ou que os outros fazem de nós. Ela é verdadeira, justa, humilha e exalta-nos. Conforta, anima e faz-nos seguros e inabaláveis independente do que outros pensam, falam ou simulam sobre nós.
Jesus, de várias maneiras, mostra o valor do ser humano. Ao ser questionado se era lícito curar um homem num sábado, ele pergunta: qual homem que tendo uma ovelha caída num buraco não envidará esforço para tirá-la dali, mesmo sendo sábado? Em seguida ele responde: “Ora, quanto mais vale um homem que uma ovelha?” (Mt 12.12).
Certa feita, Jesus falou aos discípulos do domínio absoluto de Deus sobre tudo, inclusive seu conhecimento sobre os fios de cabelo de suas cabeças. Disse ainda: nenhum pardal cai em terra sem o consentimento do Pai. Em seguida afirmou: “Não temais, pois! Bem mais valeis vós do que muitos pardais.” (MT 10.31).
Entendamos: Deus e somente Deus pode dizer exatamente qual o nosso valor. Segundo: A descoberta de nosso valor é alcançada no relacionamento com EleDeus, baseado na Palavra e mediado por Jesus Cristo. Aqui se processa a restauração da Sua imagem e semelhança em nós.
Reflitamos: Se valemos tanto para Deus, porque, por vezes, sentimo-nos tão subestimados e em outros momentos, tão superestimados ou supervalorizados? E mais quanto tempo gastamos conhecendo e servindo aquele que nos valoriza tanto? Ou seja: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mc 8.36)
Capelão Rev. Heliel G. Carvalho – heliel.carvalho@unievangelica.edu.br

sábado, 5 de fevereiro de 2011

NOTÍCIAS DO MÊS

1. Todo Primeiro domingo do mês, separamos um tempo especial para a Céia do Senhor e aproveitamos para apoiar aqueles que necessitam de ajuda em mantimentos. Assim, levamos conforme previamente combinado um alimento para formar cestas básicas. Se você ainda não tem o que levar, conforme combinado com os diáconos, você pode levar algo que entende ser precioso para aqueles que sofrem escassez de alimentos. Os Presbíteros: Marcos, Obed e Diáconos: Clécius, José, Deusdete e Ricardo estão empenhados nesse trabalho, apoiemo-los com alegria. LEVE A SUA AJUDA NESTE DOMINGO;
2. Retornamos nossas atividades da comunidade. Na Escola Dominical temos as classes para crianças, pré-adolescentes, adolescentes e jovens, adultos, discipulado e para aqueles que querem ser membros da igreja. Aproveite essa oportunidade de aprender os essenciais da vida. Não deixe para amanhã o que pode fazer hoje;
3. Adote uma criança. Já iniciamos o treinamento dos que trabalharão com as crianças. O treinamento está acontecendo na terça e quinta feira. Vamos apoiar as crianças carentes do bairro, tirando-as da possibilidade das drogas, fuga da escola e da falta de sentido na vida. Para isso, precisamos que você adote no mínimo uma criança, pois para esse novo trabalho, teremos um INVESTIMENTO DE APROXIMADAMENTE R$ 10,00 POR CRIANÇA, POR MÊS. Elas terão camiseta, brincadeiras, lanche, material para memorizar versículos e recompensas por cumprir as tarefas e aprenderão princípios para fazerem delas cidadãos dignos. APROVEITE ESSE PRIVILÉGIO MARAVILHOS DE CONTRIBUIR. Procure o Valteir ou Elenice, pois precisamos de pessoas dispostas a trabalhar com elas e/ou pessoas que se comprometa a adotar uma criança para apoiar financeiramente, orar e assim perceber-se útil nas mãos de Deus;
3. Continuamos o treinamento para estabelecer os grupos pequenos. Em breve você será convidado a participar de um deles. Melhor convite que esse, é impossível;
4. ACAMPATODOS. Uma oportunidade impar de renovar as forças espirituais. Ampliar os relacionamentos. Angariar conhecimento para enfrentar as lutas da vida e desfrutar de um descanso verdadeiro. Faça já sua inscrição. Data do acampemnto: 05-08 de março. Inscrição com Deusdete e Miridian.



NEle