quinta-feira, 21 de agosto de 2008

AGENDA DEVOCIONAL

Texto bíblico: Mt 24.3-14 Data: 20/08/08
3 No monte das Oliveiras, achava-se Jesus assentado, quando se aproximaram dele os discípulos, em particular, e lhe pediram: Dize-nos quando sucederão estas coisas e que sinal haverá da tua vinda e da consumação do século.
4 ¶ E ele lhes respondeu: Vede que ninguém vos engane.
5 Porque virão muitos em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo, e enganarão a muitos.
6 E, certamente, ouvireis falar de guerras e rumores de guerras; vede, não vos assusteis, porque é necessário assim acontecer, mas ainda não é o fim.
7 Porquanto se levantará nação contra nação, reino contra reino, e haverá fomes e terremotos em vários lugares;
8 porém tudo isto é o princípio das dores.
9 Então, sereis atribulados, e vos matarão. Sereis odiados de todas as nações, por causa do meu nome.
10 Nesse tempo, muitos hão de se escandalizar, trair e odiar uns aos outros;
11 levantar-se-ão muitos falsos profetas e enganarão a muitos.
12 E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos.
13 Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo.
14 E será pregado este evangelho do reino por todo o mundo, para testemunho a todas as nações. Então, virá o fim.

A) Resuma o que o Texto ensina: Jesus está assentado no Monte das Oliveira quando seus discípulos lhe pedem: diga quando sucederá o que tens dito sobre o fim (Mt 24.2). Quais os sinais de Sua segunda vinda e do fim do mundo? Jesus então mostra que haverá muitos enganadores dizendo que é o Cristo e de fato enganarão a muitos. Os sinais serão: guerras, nação contra nação, fomes, terremotos, e tudo isso é só o princípio das dores, não o fim. Naturalmente virá a perseguição e inclusive com morte daqueles que confessam a Jesus. Haverá gente se escandalizando, traindo, odiando, muitos falsos profetas e enganadores que conseguirão trapacear a muitos. A iniquidade aumenta, consequentemente o amor esfriará de quase todos. Aquele que perseverar até o fim será salvo. E o evangelho será levado a todo o mundo, como testemunho as nações. Então Virá o fim.

B) Diante do que o texto ensina, quais lições você aprendeu para sua vida pessoal?
1) A segunda vinda de Cristo e o fim do mundo não é invenção humana, mas afirmação do Próprio Jesus. Visto que Ele é Deus suas palavras são verdadeiras. Elas se cumprirão literalmente;
2) Nos últimos dias os sinais como guerra, nação contra nação, fomes e terremotos aconteceriam. Temos percebido este sinais se dando com muita mais frequencia ultimamente, inclusive no Brasil (terremoto no norte de Minas, para citar só um exemplo); Penso que estamos caminhando para o fim...
3) Haverá falsos Cristos e falsos profetas. Outra verdade que se cumpre literalmente em nossos dias. Preciso tanto estar atento para não cair em ciladas de astutos, quanto ensinar aqueles que estão próximos a mim para não se iludirem, visto que tem a verdade em mãos, a Bíblia;
4) Posso sofrer perseguição mais acirrada para negar o nome de Jesus. Negá-lo tanto no sentido de blasfemá-lo como no sentido de não viver como Ele requer;
5) Preciso lutar com todas as forças para fugir da iniquidade e aprofundar no amor de Deus (leitura bíblica diária e oração);
6) O amor de Deus não me deixará separar dele (perseverar até o fim) e me empurarra a testemunhar o evangelho onde for e onde não puder ir me dê a graça de orar e contribuir para que teu bendito evangelho chegue lá.

C) Escreva estes desafios para sua vida em forma de oração: Deus de Amor, no nome de Jesus, peço a Ti que me dê sabedoria para fugir do que não provem de Ti. Que eu possa agarrar-me ao Senhor entendendo que Tua palavra se cumprirá e já vivemos dias que refletem as Palavras de teu Filho Jesus. Que o Teu Espírito me encha de amor, afastando toda sorte de maldade que tenta me dominar. Me prepare para as perseguições que temos e as que virão, seja com a sutileza da serpente ou com o fúria do leão. Que eu tenha a certeza que buscando ao Senhor de coração serão cheio de Teu amor e nada me poderá separar deste teu Amor. E nessa confiança estarei livre para testemunhar teu poderoso evangelho seja aqui, ou lá. Eu oro para que teu evangelho chegue em cada canto da terra. Que minha vida sirva tão somente ao bem da Tua Glória. Amém.

Nenhum comentário: