quarta-feira, 27 de agosto de 2008

AGENDA DEVOCIONAL

Texto bíblico: Mt 27.27-37 Data: 26/08/08

a) Resuma o que o texto ensina. Pilatos solta Barrabás; manda açoitar Jesus e o entrega para ser crucificado. Os soldados (John Gill diz 500 ou mais) levam Jesus ao Palácio do governador Romano (possível antiga residência de Herodes ou a fortaleza Antônia, que ficava perto do templo, onde se encontrava o quartel general da tropa romana) e em volta dele reúnem a coorte (Sl 22.16). Tiraram as vestes de Jesus e colocaram um manto escarlate, uma capa militar de cor, que sugeria em forma de zombaria a púrpura com a qual os reis se vestiam. Puseram ainda uma coroa de espinhos na cabeça e uma vara feita de uma cana. O que sugeriria o cetro e a coroa de um rei. Este tipo de coroa o reprovaria como rei e o torturava como homem. Esse tipo de cetro mostrava que seu reino não é deste mundo. Então ajoelhavam diante dele e diziam, “salve, rei dos judeus!”.
Além disso, cuspiam e lhe davam na cabeça com o caniço (a vara de cana) (Is 1.6; 50.6). Tiraram seu manto e vestiram suas próprias vestes. Assim, levaram o para ser crucificado (Is 52.14; 53.7).
Encontraram no caminho Simão , o Sirineu (de Cirene, cidade situada na costa norte da áfrica, povoada em parte pelos judeus) e obrigaram-no a carregar a cruz. Quando chegam ao lugar da caveira (Gólgota um lugar fora de Jerusalém – Nm 19.3 – Heb 13.11-13) deram a Jesus vinho com fel (bílis, absinto). Jesus provou e não quis beber (Pv 31.6), ele enfrentaria a dor e vergonha como elas são, sem nenhuma forma de entorpecimento. Crucificaram-no e repartiram entre si as vestes, tirando sorte (Sl 22.18). Depois o guardavam assentados. A inscrição acusatória sobre a cabeça de Jesus era: “Este é Jesus, O Rei dos Judeus”. (Era comum colocar o delito do criminoso pregado acima da sua cruz. Neste caso indicava que Jesus era um sedicioso que aspirava ao título de rei).

A) Diante do que o texto ensina, quais lições você aprendeu para sua vida pessoal?
1. Diante do terrível sofrimento de Jesus e do poder sobrenatural e grandioso que Ele tinha, aprendo o seguinte:
a) Por pior sofrimento que eu passe, tais sofrimentos não são nada perto do que Jesus passou. Assim ele fez para cumprir o propósito de Deus e assim me resgatar das trevas para agora glorificar a meu Deus e Pai – Açoites, ficar desnudo, colocar vestes para fazer chacota, coroa de espinhos, tomar um pedaço de pau para parecer cetro de rei, ver pessoas ajoelhando diante de si e zombando, cuspindo no rosto e levando paulada na cabeça, obrigando a beber vinho com absinto e por fim o pior castigo aos piores criminosos a crucificação. Ainda repartiram as vestes e o acusaram de sedição, de tentar tomar o poder. Como? Se nunca usou uma arma. Pelo contrário repreendeu os que a usavam (Mt 26.51,52);
b) Preciso aprender a nunca usar “os poderes” colocados por Deus em minhas mãos para fazer justiça própria – Tiago 1:20 “Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus.” Ex. Se sou pai, mesmo estando errado uso esta autoridade para cumprir meu querer. Se sou patrão, exploro meus funcionários, pois arrumar outro emprego está difícil. Se sou funcionário e estou grilado com meu patrão, faço o serviço mau feito e enrolo quando ele não está perto, etc;
c) Preciso aprender a entender e entregar-me aos planos de Deus assim como fez Jesus, por mais que estes planos venham “contra mim”;
d) Nesta vida, haveremos de sofrer acusações, mesmo inocentes, assim como Jesus e isso não nos deveria surpreender;
e) Jesus fez uma troca terrível, tomou nossa desgraça sobre sí e ofereceu-nos sua graça bendita. Despiu de sua glória para que sejamos glorificados. Se humilhou para que pudéssemos ser exaltados a posição de filho de Deus. Não com a exaltação do mundo. Se fez fraco para que fossemos fortalecidos no Senhor e na força de seu poder;
f) Jesus não me deixe usar qualquer forma de subterfúgio para fugir das situações embaraçosas e dolorosas da vida – dá-me a graça de enfrenta-las no poder de teu Espírito (Ef 5.18);
2) A vida de Jesus era tão impactante que mesmo aquele que levou a cruz obrigado, parece ter se tornado discípulo. Se não, pelo menos seu filho e esposa tornaram-se (Mc 15.21 e Rm 16.13);
3) Jesus suportou antes e durante a morte na cruz a pior dor e humilhação existente no universo, atraindo sobre si, a ira de Deus que deveria ser descarregada contra nós (Rm 1.18; Ef 2.3; 5.6; Cl 3.6). Jesus rasgou o escrito de dívida que era contra nós na cruz (Cl 2.14). Agora crendo em Jesus e vivendo para Ele, somos livres da ira (Jo 3.36).
4) Isso tudo deve me levar a um amor total e incondicional (corpo, alma, entendimento e forças) a Deus e ao próximo. Amor que se revela em serviço e serviço que é fundamentado na Palavra e na oração. Especialmente fazendo discípulos de Jesus, por eu ser e continuar sendo discípulo dEle.

C) Escreva estes desafios para você em forma de oração. Pai amado e Deus meu. Obrigado pela preciosidade da tua Palavra. Adorado para todo sempre sejas por teu plano bendito. Exaltado seja o Senhor pela vida de Teu Filho Amado Jesus. Quero amá-lo mais e melhor. Quero segui-lo de forma integra. Se não fosse tal sofrimento e dor, o mundo inteiro estaria totalmente condenado e terrivelmente perdido. Obrigado por dar teu filho por nós. Ajude-me a me doar inteiramente para Ti e para teu reino. Ajude-me a submeter a tua vontade. Ajude-me a tomar a minha cruz e enfrentar as situações da vida, cheio de teu Espírito Santo, glorificar Teu nome e produzir ações que abençoem vidas e exaltem a tua pessoa. Em teu nome Jesus, Amém.

Nenhum comentário: