sábado, 23 de agosto de 2008

AGENDA DEVOCIONAL

Texto bíblico: Mt 26.47-56 Data: 23/08/08

47 ¶ Falava ele ainda, e eis que chegou Judas, um dos doze, e, com ele, grande turba com espadas e porretes, vinda da parte dos principais sacerdotes e dos anciãos do povo.
48 Ora, o traidor lhes tinha dado este sinal: Aquele a quem eu beijar, é esse; prendei-o.
49 E logo, aproximando-se de Jesus, lhe disse: Salve, Mestre! E o beijou.
50 Jesus, porém, lhe disse: Amigo, para que vieste? Nisto, aproximando-se eles, deitaram as mãos em Jesus e o prenderam.
51 E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, sacou da espada e, golpeando o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe a orelha.
52 Então, Jesus lhe disse: Embainha a tua espada; pois todos os que lançam mão da espada à espada perecerão.
53 Acaso, pensas que não posso rogar a meu Pai, e ele me mandaria neste momento mais de doze legiões de anjos?
54 Como, pois, se cumpririam as Escrituras, segundo as quais assim deve suceder?
55 Naquele momento, disse Jesus às multidões: Saístes com espadas e porretes para prender-me, como a um salteador? Todos os dias, no templo, eu me assentava convosco ensinando, e não me prendestes.
56 Tudo isto, porém, aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então, os discípulos todos, deixando-o, fugiram.


A) Resuma o que o texto ensina. No texto anterior (Mt 26.36-46) Jesus está alertando os discípulos a vigiar e orar para não entrar em tentação. Nesse momento chega Judas para trai-lo com um beijo (a saudação de respeito que um discípulo dava ao rabino). Os soldados todos armados prendem a Jesus e Pedro tentando livra-lo corta a orelha do soldado (Jo 18.10) Jesus cura o soldado Malco (Lc 22.51). Jesus então repreende a Pedro e diz que quem usa da espada a espada perecerá. Jesus mostra que se fosse do plano de Deus seu livramento ele pediria 72 000 anjos para livra-lo (uma legião são 6000 soldados). Revela Jesus ainda que era necessário cumprir as escrituras. Jesus estranha a turma ir prende-lo com porretes e espada, pois estava sempre com eles e não o prenderam. A questão é que agora é que chegara a hora exata no calendário de Deus (Lc 22.53). As Escrituras se cumprem e os discípulos fugiram.

B) Diante do que o texto ensina, quais lições você aprendeu para sua vida pessoal?
1. As Escrituras sempre se cumprirá. Se cumprir o Antigo Testamento, cumprirá também o Novo Testamento.
2. Jesus por entender o plano de Deus e submete-lo a Ele não ficou a lutar, nem mesmo irado com Judas – o traidor, nem mesmo com Malco – o soldado inimigo. Ele vive o que ensinou: Lucas 6:27 “Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam;”
3. Se eu não oro e vigio, como aconteceu com os discípulos (Mt 26.36-46), vou usar as armas erradas (Pedro com a espada), na hora errada; “pelas armas da justiça, quer ofensivas, quer defensivas” (2Co 6.7), “Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas” (2co 10.4);
4. As armas que usamos revelam em que cremos e sempre voltarão até nós ou a favor ou contra. Se uso as armas do reino colho os frutos do reino, se do mundo, também os frutos serão a ira de Deus;
5. O intento e decreto de Deus é cumprir as Escrituras, mesmo que isso envolva o sofrimento e tremenda dor do seu próprio Filho; “Eu o disse, eu também o cumprirei; tomei este propósito, também o executarei” (Is 46.11). Isso significa que se andar em obediência a Palavra se cumprirá favoravelmente a mim, se em desobediência contra mim;
6. A ausência da oração e o alimentar da Palavra me leva para longe de Jesus (fugiram) ou revelam o quão longe eu estou dEle.

C) Escreva estas desafios para você em forma de oração. Pai amado, dá-me a graça de crer e viver a Tua Palavra. Ensina-me a ser disciplinado e permanecer em Ti. Inclina o meu coração a confiar nos Teus planos e soberania para não usar ferramentas e armas que não fazem parte do teu arsenal. Para Tua Glória e no Nome de Jesus, eu oro. Amém.
Heliel Carvalho

Nenhum comentário: