sexta-feira, 22 de agosto de 2008

AGENDA DEVOCIONAL

Texto: MT 26.36-46 Data: 22/08/08
36 ¶ Em seguida, foi Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu vou ali orar;
37 e, levando consigo a Pedro e aos dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se.
38 Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo.
39 Adiantando-se um pouco, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se possível, passe de mim este cálice! Todavia, não seja como eu quero, e sim como tu queres.
40 E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?
41 Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
42 Tornando a retirar-se, orou de novo, dizendo: Meu Pai, se não é possível passar de mim este cálice sem que eu o beba, faça-se a tua vontade.
43 E, voltando, achou-os outra vez dormindo; porque os seus olhos estavam pesados.
44 Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez, repetindo as mesmas palavras.
45 Então, voltou para os discípulos e lhes disse: Ainda dormis e repousais! Eis que é chegada a hora, e o Filho do Homem está sendo entregue nas mãos de pecadores.
46 Levantai-vos, vamos! Eis que o traidor se aproxima.


A) Resuma o que o Texto ensina: Jesus próximo a sua morte chama os discípulos para orar. Afasta um pouco dos doze e leva somente Pedro, Tiago e João para vigiar com Ele em particular. Sua alma está triste até a morte. Entendia o que passaria muito em breve morrendo na cruz. Levaria a rebeldia do mundo em seu corpo e o peso da ira de Deus pelos pecados da humanidade. E por três vezes apresenta a Deus sua dor antecipada e seu pedido, porém deixa claro que mais importante do que sua vontade é que Deus cumpra literalmente a vontade dele em sua vida (de Jesus). E para ampliar a dor de Jesus todas as três vezes que Jesus volta aos discípulos, aos quais tinha pedido para que vigiassem com Ele, eles estão dormindo. Então conclui Jesus: "vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca". Isso se cumpre ali mesmo, visto que, Jesus na última vez que ora, volta aos discípulos e lhes fala. Vocês ainda dormem? A hora já chegou e serei entregue nas mãos dos pecadores. O traidor se aproxima, vamos!

B) Diante do que o texto ensina, quais lições você aprendeu para sua vida pessoal?
1) Jesus mesmo sendo o Filho de Deus e homem perfeito, precisou vigiar e orar para enfrentar as situações da vida;
2) Jesus chama amigos íntimos para vigiar com Ele. Alguns momentos tenho que convidar irmãos mais próximos para compartilhar e orar sobre minhas lutas e enfrentamentos;
3) Preciso confiar na soberania-bondosa de Deus. Para que vendo as piores aflições que poderei enfrentar e mesmo tendo a liberdade de apresentá-las a Ele, possa descansar em sua vontade (que é boa, perfeita e agradável - Rm 12.2) que fará o melhor para Sua glória e consequentemente para meu bem;
4) Preciso ser disciplinado (na devocional) pois isto me ajudará a vigiar e orar para não cair nas tentações. Todos os discípulos (por não vigiarem) vacilaram na situação subsequente ao texto que lemos (traíram Jesus e fugiram - Mt 26.51-75);
5) Preciso entender que neste mundo caído (que jaz no maligno - 1Jo 5.19) quando menos imagino situações novas e difíceis podem me cercar (cada dia tem seu mau, Mt 6.34; e há dia pior do que os outros: Ef 6.13). Preciso estar preparado para enfrentá-las. E cheio do Espírito as enfrentarei muito melhor, permanecerei inabalável (Ef 6.13), produzirei glórias a Deus e terei grande alegria nEle pelas vitórias.

C) Escreva estes desafios para sua vida em forma de oração: Meu Senhor e meu Deus obrigado porque me dás a liberdade de apresentar a Ti meus pedidos e anseios. Mas o que peço a Ti é coragem e força para submeter minha vontade a Tua assim como fez Teu amado Filho Jesus. E para isso, me ajude a vigiar e orar. Que minha obediência ao Senhor seja irresignada. Dê me radicalidade nisso. Ajude-me a meditar na Tua palavra, abra meus olhos para ver a abrangência do Teu amor e de teus preciosos planos para mim e para Teu povo. Que eu seja cheio do teu Espírito para enfrentar as situações que nos acometem na vida de modo a produzir Glórias a Ti e consequentemente prazer para minha alma. No Nome DEle, nosso Amado, amém.
Heliel Carvalho

Nenhum comentário: