quinta-feira, 28 de agosto de 2008

AGENDA DEVOCIONAL

Texto bíblico: Mt 27.45-56 Data: 28/08/08
1) Resuma o que o texto ensina. Desde o meio dia até as 3 h da tarde, houve trevas sobre a TODA terra (Jl 2.31,32). O sol escureceu (Lc 23.44 profetizado por Am 8.9). Próximo a hora nona Jesus clamou: “Deus meu, Deus meu, por que me desamparaste?” (Sl 22.1). Os que estavam perto acharam que ele chamava Elias (havia uma crença que Elias viria livrar os angustiados). Um dos que ali estavam embebedou uma esponja com vinagre e deu-lhe de beber (Sl 69.21). Outros zombavam dizendo: “deixa, vejamos se Elias vem salva-lo”. Jesus clama outra vez com grande voz e morre.
Uma seqüência de fatos extraordinários se sucedem: 1) O véu que separa o Santo dos santos do santo lugar (Ex 26.31-33; 2Cr 3.14), se rasga de alto a baixo (Heb 6.19;9.3-12; 10.19-20); 2) Tremeu a terra; 3) Fenderam-se as rochas; 4) Abriram-se os sepulcros; 5) muitos corpos dos crentes do passado ressuscitam e entrando na cidade apareceram a muitos; 6) O centurião e os que guardavam com ele vendo tudo isso, reconheceram ser Jesus verdadeiramente o Filho de Deus.
As mulheres que serviam a Jesus (desde os tempos da atividade de Jesus na Galiléia – Lc 8.1-3) estavam ali, observando-o de longe. Maria Madalena, Maria mãe de Tiago e de José e a mulher de Zebedeu.

b) Diante do que o texto ensina, quais lições você aprendeu para sua vida pessoal?
1. A morte de Jesus foi necessário para me salvar e redimir, mas foi mais que isso. Ela aconteceu para resolver um problema entre Deus e a criação, tanto que toda criação sentiu e até mudou seu curso natural com a morte de Jesus. (o sol representante maior da criação, perde seu brilho, a terra treme, rochas se fendem, túmulos se abrem e mortos ressuscitam e o mais difícil acontece, o ser humano reconhece Jesus como Deus - o centurião);
2. Jesus foi desamparado por Deus, para que Deus pudesse nos amparar;
3. Quem não é escolhido de Deus não verá nada mesmo. Pois até num momento como esse há um cidadão tentando dar vinagre para Jesus e outros zombam da fala de Jesus;
4. Com o rompimento do véu é selada a verdade que todos que estão em Jesus tem acesso a presença de Deus (Santo dos santos), pelo novo e vivo caminho Jesus (Heb 10.20);
5. A morte de Jesus e a ressurreição de muitos crentes naquele momento é a prova que por causa da morte e ressurreição de Jesus eu também ressuscitarei no último dia. Se antes da ressurreição dele já ressuscitaram, imagine a convicção que temos depois dEle ressuscitar e prometer que nos ressuscitaria? (Jo 6.39,40,44,54);
6. O centurião e não os judeus, vendo tudo o que está acontecendo, reconhece junto com outros, que Jesus de fato era o Filho de Deus. Quero ter a percepção espiritual para discernir os sinais dos tempos e reconhecer o mover de Deus na história;
7. As mulheres que serviam Jesus, estão ali, presenciando tudo, não fugiram;

C) Escreva estes desafios para você em forma de oração. Deus meu e rei meu. Como expressar teu profundo e doce amor e a magnitude do que realizaste na cruz? Se a morte de Teu Filho abalou as estruturas do universo, o que ela poderá fazer em mim e através de mim? Se o Senhor teve coragem de abandonar Teu Filho por amor a Tua glória, salvando os seus, não posso esperar os recursos que prometeste nos daria para te glorificar? Jesus amado, ajude-me a honrar-te e servir-te com a mesma fidelidade que serviste ao Pai, por mais que não seja preciso eu passar pelo que passaste. Abra meus olhos para ver a realidade-real da existência e afasta-me da realidade-irreal que vivemos. Dá-nos ver como o centurião e vendo crer e crendo obedecer e obedecendo fazer discípulos e que tais discípulos parecem como Jesus, assim como procuro parecer e produzam glórias ao teu nome. Obra tão grandiosa e o poderosa só pode ser feita pelo maior poder do universo – O Espírito Santo de Deus. Dá-nos mais do Teu Espírito, para honra e glória de Teu nome. Te agradeço Pai, por Jesus. Amém.

Um comentário:

E e J disse...

Que bom utilizar a tecnologia a favor da distribuição da palavra de Deus...
Somos da Igreja Presbiteriana Orvalho do Hermon em Anápolis, Pr. Marlúcio...
Deus abençoe seu ministério grandemente....