terça-feira, 26 de agosto de 2008

AGENDA DEVOCIONAL

Texto bíblico: Mt 26.69-75 Data: 25/08/08

69 ¶ Ora, estava Pedro assentado fora no pátio; e, aproximando-se uma criada, lhe disse: Também tu estavas com Jesus, o galileu.
70 Ele, porém, o negou diante de todos, dizendo: Não sei o que dizes.
71 E, saindo para o alpendre, foi ele visto por outra criada, a qual disse aos que ali estavam: Este também estava com Jesus, o Nazareno.
72 E ele negou outra vez, com juramento: Não conheço tal homem.
73 Logo depois, aproximando-se os que ali estavam, disseram a Pedro: Verdadeiramente, és também um deles, porque o teu modo de falar o denuncia.
74 Então, começou ele a praguejar e a jurar: Não conheço esse homem! E imediatamente cantou o galo.
75 Então, Pedro se lembrou da palavra que Jesus lhe dissera: Antes que o galo cante, tu me negarás três vezes. E, saindo dali, chorou amargamente.


A) Resuma o que o texto ensina. Pedro que seguia Jesus de longe (v.58) e por três vezes sendo identificado como um seguidor de Jesus, não admite este fato. Eles o identificam por já terem-no visto com ele, mas também pela sua fala, parecido com a fala de Jesus. Na primeira vez que a criada o vê diz: “Tu estavas com Jesus, o galileu”, Pedro diz a todos ali: “não sei o que dizes”. Na segunda vez outro criada diz: “Esta também estava com Jesus, o nazareno”. E Pedro agora nega com juramento: “Não conheço tal homem”. E na terceira vez, os que ali estavam dizem: “verdadeiramente, és também um deles, porque o teu modo de falar o denuncia”. Perceba que nas duas primeiras vezes Pedro é identificado por estar (andar) com Jesus, galileu e nazareno. Agora na terceira vez a identificação não é por Pedro andar com Jesus, mas pelas marcas de Jesus deixadas em Pedro, de tal forma que houve uma assimilação “teu modo de falar o denuncia”. Pedro então diante da contundência da afirmativa daqueles homens e com igual contundência nega amaldiçoando e jurando: “não conheço esse homem”. Nesse exato momento, o Galo canta como profetizado por Jesus: Mateus 26:34 “Replicou-lhe Jesus: Em verdade te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, tu me negarás três vezes.” E Pedro então sai lembra-se da fala de Jesus e sai dali e chora amargamente (com dor aguda).

b. Diante do que o texto ensina, quais lições você aprendeu para sua vida pessoal?
1. A pior desgraça que pode vir sobre mim é confiar em mim mesmo e não no Espírito que deve me controlar;
2. Se não estou cheio do Espírito (vigiai e orai – v. 41), negarei Jesus de acordo com as circunstancias, podendo chegar ao ponto de blasfemar. A negação é fruto da autoconfiança ao invés da confiança do alto;
3. O relacionamento com Jesus leva a uma identificação com ele. (no caso de Pedro até o modo de falar parecia com o de Jesus);
4. Só ganharemos em ouvir Jesus (agora na sua Palavra), pois no momento certo, sua palavra que não volta vazia se cumprirá. Isaías 55:11 “assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.” Desta forma ela nos ajudará seja a nosso favor, seja contra-nos (que é também a nosso favor) para que arrependamos;
5. entristeçamos pelo pecado e exultemos em porção dobrada, em Deus, quando o arrependimento chegar, como foi com Pedro, pois até o arrependimento vem de Deus.
Romanos 2:4 “Ou desprezas a riqueza da sua bondade, e tolerância, e longanimidade, ignorando que a bondade de Deus é que te conduz ao arrependimento?”. Prova contundente que Deus e bom, nos ama e quer nos de volta ao relacionamento com Ele.

C) Escreva estas desafios para você em forma de oração. Pai amado e Senhor de minha vida. Ajude-me a cada dia a desacreditar de mim mesmo e confiar em tua graça que é melhor do que a vida. Encha-me do Teu Espírito para que eu possa vigiar e orar sempre. Não me deixe nega-lo, nem com as ações negativas, nem com a ausência das positivas e nem com minha fala. Pelo contrário, ajude-me a confirmá-lo (ser sal e luz) em tudo na minha vida, mesmo que isso traga algum tipo de perseguição. Capacita-me a absorver a tua Palavra diariamente, para que ela volte no tempo certo em minha mente e cumpra o propósito determinado pelo Pai. E obrigado pelo arrependimento, dom do Senhor. Obrigado pelo amor e disciplina do Senhor em minha vida. Te adoro, Pai, Filho e Espírito Santo, Amém.

Nenhum comentário: